domingo, 14 de setembro de 2008

Se homens são de Marte e Mulheres de Vênus, como eles se comportam aqui na Terra?

Boa noite,

Depois de um breve intervalo, eis me aqui com mais um novo post.
Andei pensando nesses dias a respeito do tema que eu poderia tratar. Algumas idéias surgiam mas logo se perdiam durante o passar da semana; Mas foi durante uma conversa corriqueira durante o trabalho com o colega João Paulo que este me lembrou sobre um tema que vem me intrigando nestas últimas semanas.

Há cerca de três semanas, começava a ler um livro um pouco diferente daqueles que estou habituado.. e não foi intencionalmente que começei a lê-lo. Durante uma aula de Inglês, meu professor pediu me para ler um pequeno trecho deste livro para discussões sobre vocabulário e pronúncia e foi então que percebi o potencial do assunto tratado pelo livro.

Indo direto ao assunto, o livro apresenta o título "How to Speed Read People" em uma tradução livre "Como Rapidamente "Ler" Pessoas" e foi escrito por Des Moss. O escritor está a cerca de 30 anos trabalhando como conferencista internacional sobre o tema de leitura comportamental de pessoas no ambiente das organizações de trabalho, familiar e nos esportes.

Imagino que muitos estudiosos do assunto, como psicólogos por exemplo, poderiam tratar um livro desses com uma certa desconfiança e ceticismo. Bom, também não posso deixar de pensar que é difícil imaginar que apenas um livro possa trazer em pouco menos de 200 páginas todas as respostas para um dos temas mais estudados e discutidos ao longo dos séculos como o do comportamento humano e suas inter-relações.

O que mais me chamou a atenção no livro, entretanto, é a maneira clara, direta e contextualizada em que as situações do dia-a-dia são mostradas e depois discutidas. Para leigos sobre o assunto como eu, penso que o livro pode ser um marco inicial na tentativa de entender um assunto tão fascinante e igualmente importante nos dias atuais em todas as situações de convívio humano onde estamos inseridos.

Vou tentar ao longo das próximas semanas tratar dos 4 principais grupos de personalidades que o autor descreve e que dos quais todos possuímos características, são eles:

a) Aqueles que Buscam Autoridade; (Authority Seeker)

b) Aqueles que Buscam Atenção; (Attention Seeker)

c) Aqueles que Buscam Acordos; (Agreement Seeker)

d) e Aqueles que Buscam Exatidão. (Accuracy Seeker)


Até breve então!

Nenhum comentário: